FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


A função social da escola tem variado muito nas últimas décadas. Essa variação relaciona-se com aos diferentes momentos históricos, culturais, regionais e populares vivido pela sociedade. Por meio dos estudos realizados e com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, fica claro que a função social da escola em relação à Educação Infantil toma novos contornos a partir de 1988.

 

Em relação ao RCNEI pode-se afirmar:

 

I – Nesse documento, cuidar das crianças deve ser feito a partir de rotinas rígidas, porque as crianças nesta faixa etária são muito carentes e frágeis, dependendo da ação constante e direta do professor.

 

II – Nesse documento, educar é auxiliar no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas e deve ocorrer, concomitantemente, com o cuidar.

 

III – Nesse documento, educar significa desenvolver, principalmente, as estruturas cognitivas da criança. Sendo assim, a meta principal a ser atingida por esse nível de ensino é preparar a criança para o Ensino Fundamental.

 

IV – Nesse documento, a concepção sobre o cuidar, explicitada no RCNEI, fundamenta-se no entendimento de que a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a desenvolver-se como ser humano em diferentes aspectos.

 

As afirmativas corretas estão contempladas em:


III e IV apenas;
II e IV apenas;
II e III apenas;
I e II apenas;
I e II apenas;

Para entendermos como era a educação das crianças, no contexto do Brasil, no século XV, precisamos conhecer as ideias de educar e cuidar que vieram para o Brasil de instituições internacionais que já tinham uma construção histórica mais elaborada.

 

Essas ideias vieram:


Da Europa e dos Estados Unidos;
Da Europa
Da Austrália;
Da Austrália e dos Estados Unidos;
Dos Estados Unidos;

Você estudou sobre os princípios educativos citados no RCNEI fazendo uma articulação entre o cuidar, brincar e educar. No direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil podemos afirmar:

 

Assinale a alternativa que confirma a afirmativa acima.


O cuidado abriga apenas aspectos afetivos e biológicos, é saber identificar as necessidades básicas da criança. Aos poucos ela entenderá sobre as regras, aprendem assumir papéis diferentes e transformar suas próprias ações. 
O cuidar e o brincar são bases para o desenvolvimento da criança, mas precisam ser vivenciados de forma separada porque o professor delimita objetivos diferenciados para cada um.
O brincar está atribuído de uma intencionalidade educativa maior que o cuidar, porque s crianças sob a mediação do professor, aprenderão a obedecer e a compreender a importância de estudar.    
Quanto mais experiências oportunizadas pelo professo,r objetivando o caráter educativo de cuidar, brincar e educar, melhor será a contribuição para o desenvolvimento da criança.
É fundamental que o professor seja dedicação e carinho ao cuidar e o educar as crianças. Este é o diferencial para ser um bom professor de educação infantil.

A partir dos anos 70, outras funções vão sendo acrescentadas  ao trabalho com crianças de 0 a 6 anos. Surge uma nova função originária da Revolução Industrial, cujo objetivo era compensar as crianças da pré-escola e  séries iniciais do Ensino Fundamental das perdas cognitivas e da defasagem cultural. Essa função foi influenciada pelas teorias do desenvolvimento infantil, da psicanálise e de pesquisas que procuravam correlacionar linguagem e pensamento com rendimento escolar, determinando a elaboração da abordagem da privação cultural.

 

Estamos falando de qual função?


Função terapêutica;
Função compensatória;
 Função assistencialista;
Função pedagógica;
Função nutricional e sanitária;

Todas as crianças, independentemente de sua cultura e classe social, precisam brincar, uma vez que, por meio do brinquedo, elas expressam sua verdadeira linguagem social. Elas brincam desde que nascem e participam de diversas práticas sociais na sua comunidade, seja na rua ou na escola. Elas brincam para aprender, para socializar-se, para extravasar pensamentos e sentimentos e, especialmente, para sentir prazer e felicidade.

 

Essa afirmativa está relacionada a quais dos princípios que devem embasar o trabalho nas escolas de Educação Infantil.


A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.
O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

Para que a formação do profissional que deverá atuar como professor de educação infantil em espaços escolares e não-escolares" seja de qualidade, é preciso que haja um conhecimento teórico que abranja os diferentes direitos de aprendizagem no desenvolvimento das atividades pedagógicas para a   Educação Infantil.

 

Nesse sentido, assinale os aspectos que são importantes para a formação pedagógica continuada, porque o profissional que atua na Educação Infantil precisa estar sempre se capacitando.

 

I- Em sua formação deverá ter conhecimentos dos fundamentos teórico-metodológicos, necessários à docência na Educação infantil.

 

II- Em sua formação deverá buscar novas experiências relacionadas ao desenvolvimento das atividades pedagógicas, ser criativo, dinâmico e curioso, para incorporar as experiências prévias dos alunos ao contexto educativo.

 

III- Em sua formação deverá ser metódico, porque crianças pequenas necessitam de uma rotina em que o cuidar, o brincar e o educar, no desenvolvimento das atividades pedagógicas aconteça sempre da mesma forma.

 

IV- Em sua formação deverá ter espaço para debater, trocar experiência com os colegas de profissão, participar de formação continuada oferecida pela escola e também  saber manter diálogo com as famílias dos alunos

 

Estão corretas as afirmativas contempladas em:                                                                                              


 II e IV apenas
I, III e IV apenas
III e IV apenas
I, II e IV apenas
I, II e III apenas

Veja, a seguir, algumas considerações sobre o perfil do profissional da Educação Infantil que merecem ser destacadas. Assinale a alternativa que traz informações que precisam ser revistas para atender a proposta da BNCC.


É necessário que ele goste de crianças dessa idade e seja afetivo, porque já é o bastante para ser um bom professor de Educação Infantil.
É imprescindível que o professor da Educação Infantil reflita constantemente sobre a sua prática para poder melhorá-la.
É necessário que ele seja afetuoso e que tenha uma visão ampla de todo o processo educacional, sendo mediador entre o aluno e o conhecimento a ser construído e adquirido na Educação Infantil.
É essencial que, nessa função, em espaços escolares – seja na creche ou na pré-escola – e em espaços não escolares, como ONG, hospitais, empresas, instituições da sociedade civil organizada, o professor saiba articular saberes que os alunos já dominam previamente e saberes que necessitam ser incorporados ao seu conhecimento formal.
É fundamental que o professor da Educação Infantil tenha múltiplas competências.

Sabemos que: “ao brincar a criança nos dá pistas para podermos organizar e sistematizar o fazer pedagógico, portanto, é fundamental compreender que esse processo de consolidar a função pedagógica na Educação Infantil dependerá única e exclusivamente da ação intencional do educador que está à frente desse trabalho. ”

 

Qual é então o papel do professor atuante na educação Infantil?

 

Marque com  um x todas as respostas corretas

 

I – Estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças, ou seja, atuar como organizador desse espaço de forma que ofereça várias possibilidades para que as atividades lúdicas sejam exploradas nas mais variadas formas.

II – Ampliar a oferta de recursos como a utilização de vários objetos, fantasias, brinquedos, jogos, que deverão compor o acervo da sala de aula.    

       

III – Selecionar vários e repetitivos exercícios de prontidão com o objetivo de preparar a criança para o ensino fundamental.

 

IV –  Treinar as crianças através de exercícios mecânicos e repetitivos para suprir as carências e deficiências linguísticas, culturais e até mesmo afetivas das crianças das classes populares. 

 

 

A sequência correta está em:


   I e III apenas;
  I e II apenas.
  I, II e III apenas;
  III e IV apenas;
  II, III e IV apenas;

Para que a aprendizagem infantil ocorra com sucesso é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, práticas pedagógicas que priorizem o brincar, o cuidar e o educar.

 

Para tanto, leia as alternativas abaixo, e assinale aquelas que justificam a afirmativa acima, levando em consideração, o princípio da socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

 

 

Assinale nas alternativas abaixo, algumas práticas que contemplam essa afirmativa.

 

I- A participação de todos em situações diversas de interação das crianças da mesma idade e de idades diferentes, como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

 

II- Os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem, devem ser desconsiderados nos novos aprendizados.

 

III-Encorajar a criança a interagir e a resolver os conflitos, respeitando a individualidade de cada criança, porque cada uma é única em seus desejos, necessidades e aprendizado.

 

IV- O grau de desafio que as atividades apresentam, bem como a resolução de problemas do dia a dia precisam ser realizados pelo professor, pelo fato das crianças possuírem pouca idade.

Estão corretas apenas as questões:


I, II, III.
 II,  III.
 II,  III, IV.
 II, IV.
I,   III.

Sobre a organização estrutural do RCNEI podemos afirmar:


A estrutura do RCNEI é constituída pelos seguintes eixos de trabalho:, Linguagem oral e Escrita, Português e Matemática.
A estrutura do RCNEI se apoia apenas em uma organização por conteúdos.
A estrutura do RCNEI se caracteriza em dois âmbitos de experiência: Formação Pessoal e Social e  Identidade e Autonomia.
A estrutura do RCNEI é organizada de forma que apresenta a proposta pedagógica contendo objetivos, conteúdos e orientações didáticas, dispensando o professor da tarefa de organizar os seus planejamentos.
A estrutura do RCNEI é constituída por dois âmbitos de trabalho e seus respectivos eixos. São eles: Conhecimento de Mundo ( Linguagem Oral e Escrita, Movimento, Música, Artes Visuais, Matemática e Natureza e Sociedade) e Formação Social e Pessoal (identidade e autonomia).